Amostra: fragmentos incisionais ou excisionais de processos tumorais e/ou órgãos linfoides sentinelas coletados no momento da cirurgia (transcirúrgico).
Indicações: a avaliação histopatológica por congelação de biópsia transcirúrgica consiste na avaliação microscópica imediata de tecidos tumorais, peritumorais ou de órgãos linfoides congelados no momento da cirurgia. Possui como finalidade a avaliação de margens cirúrgicas e um direcionamento do diagnóstico neoplásico instantâneo, auxiliando na conduta cirúrgica do paciente.
Observações:
1. O exame de biopsia transcirúrgica por congelação não substitui a avaliação histopatológica convencional, visto as suas limitações na preservação da arquitetura neoplásica e características celulares após o congelamento rápido.
2. Não são todos os tipos de órgãos que podem ser avaliados através deste exame, sendo mais recomendado para avaliação de neoplasias cutâneas, subcutâneas, órgãos intracavitários e avaliação de linfonodos (pesquisa de metástase).
3. É recomendado realizar agendamento e programação do plano cirúrgico com no mínimo 24h de antecedência, verificando a disponibilidade do patologista e sanando dúvidas sobre as limitações de cada caso.