Parasitológico de Fezes

exame-categoria-coprologia-laboratorio-veterinario-vetex

Amostra: fezes frescas.

Recipiente: coletor universal ou saco plástico.

Conservação: refrigerado (2 a 8 °C).

Indicações: verificar a presença de parasitas (cestódeos, nematódeos, trematódeos) ou protozoários.

Observações:

1. Nos casos de suspeita de Giardia, solicite ao laboratório frasco com solução conservante, com a finalidade de manter por mais tempo os cistos viáveis para análise.

2. As fezes devem ser coletadas imediatamente após a defecação, de preferência sobre uma superfície menos contaminada (azulejo, jornal…) e não exposta ao sol. Deve-se evitar a coleta de fezes sobre a grama. No caso de espécies de grande porte, recomenda-se coletar diretamente do reto, com uma luva de palpação, que pode ser invertida após a coleta e utilizada como recipiente para armazenamento.

3. Ao coletar as fezes deve-se retirar apenas a parte superior da amostra, que não esteja em contato com o solo. O recipiente deve estar limpo para evitar contaminação.

4. No caso de cães e gatos coletar de 5 a 10g de fezes, e no caso de animais de médio e grande porte de 20 a 50g.

5. Para aumentar a sensibilidade dos exames, podem ser coletadas mais de uma amostra, de preferência em estágios diferentes dos sinais clínicos, como por exemplo: uma coleta antes do episódio de diarreia (se possível), uma coleta durante e uma coleta após o episódio.

6. Enviar imediatamente ao laboratório, caso contrário deve ser armazenado refrigerado e encaminhado em isopor com gelo.

7. As amostras devem ser identificadas na parte externa do recipiente, de forma individual, com os dados do animal e proprietário, data da coleta e suspeita clínica. O histórico clínico do animal ou da propriedade também é muito útil para a decisão da metodologia a ser realizada.

8. Evitar o contato da identificação do animal com o gelo do recipiente, para não danificá-la.

9. A ausência de parasitas em uma amostra de fezes não exclui o diagnóstico, já que os ovos, cistos e oocistos não são eliminados em todas as defecações. Por isso, recomendam-se três coletas de fezes em dias diferentes.



Fale Conosco whatsapp