Início » Coprofagia Canina: por que cães comem fezes?

Coprofagia Canina: por que cães comem fezes?

cropofagia

Pegar o nosso cachorro comendo fezes não é uma situação agradável. Mas não precisa se desesperar! Este hábito para os cães pode ser tão comum quanto comer qualquer outro alimento. No entanto, existem algumas causas que podem motivar o seu cachorro a comer fezes e é isso que vamos entender hoje. Afinal, por que os cães comem fezes e o que é coprofagia canina?

O que é Coprofagia Canina

A coprofagia é o ato de comer fezes e pode ser:

  • Autocoprofagia: quando come as prórprias fezes;
  • Alcoprofagia: quando comem as fezes de outros animais.

E uma das maiores dúvidas entre os tutores é: a coprofagia canina prejudica a saúde do meu pet? Porém, não, o ato em si não vai prejudicá-lo! A não ser que ele coma as fezes de outros animais que estejam contaminados. Mas um cão saudável não terá prejuízo em relação a sua saúde caso coma as próprias fezes.

A coprofagia pode ser natural para o pet ou pode ser um sinal de que algo não está bem. Um erro muito comum é punir excessivamente quando o pet defeca em um lugar inapropriado. Quando você o repreende diversas vezes, ele irá comer as fezes para evitar uma nova represália.

Esse ato pode estar ligado ao comportamento do animal, seja para chamar a atenção ou por um costume antigo.

As causas da coprofagia canina

As causas podem ser tanto por motivações comportamentais como metabólicas, e diagnosticar a origem desse problema é uma das providências que devemos tomar para excluir esse hábito da vida do nosso pet. Portanto, a visita ao médico veterinário é fundamental, já que ele poderá distinguir as causas desse comportamento e indicar o tratamento adequado.

Porém, há casos em que o cachorro consome fezes de origens diferentes. Isso porque eles podem comer tanto as próprias fezes, como as de seus filhotes ou de outros animais (como gatos, por exemplo) e até de humanos.

Embora seja difícil identificar a origem do problema, testes e exames feitos no Vetex podem apontar uma motivação caso seja desencadeado por uma deficiência nutricional, por exemplo. Porém, na maioria dos casos, esse hábito é comportamental, tornando as causas indeterminadas e até mais complicadas de se resolver.

Por que cães comem fezes?

Algumas das principais situações que podem influenciar na coprofagia canina são:

  • Fome: para eles as fezes não são repugnantes e comem por estarem com fome ou por não terem alimentos apropriados disponíveis.
  • Deficiência nutricional: a falta de nutrientes pode fazer com o cachorro buscar suprir essa necessidade nas fezes de outros animais.
  • Má digestão: a ingestão em excesso pode fazer com que os alimentos não tenham digestão correta. Por isso, as fezes com alimentos podem ser atraentes para o pet faminto.
  • Vermes: os vermes podem levar o cachorro a uma deficiência nutricional, levando à coprofagia.
  • Tédio, ansiedade e estresse: esses sentimentos podem contribuir para vários comportamentos, incluindo a coprofagia. Por isso, cães que ficam sozinhos ou presos por longo período , podem desenvolver coprofagia com mais frequência.
  • Falta de atenção: pode acontecer do cachorro comer as próprias fezes para chamar a atenção. Pois quando isso acontece, você o repreende. Mas ainda assim, ele tem atenção.
  • Punição excessiva: o cão pode ingerir as fezes em casos de “acidentes”, quando defecar em local errado e saber que já foi punido por isso. Então quando ocorre novamente, ele come para evitar novas broncas.
  • Distribuição errada de espaço: não deixe próximos os locais onde o cachorro dorme, se alimenta e faz suas necessidades, ele pode criar esse comportamento para manter o espaço mais limpo.

Como evitar a coprofagia

  • Evite deixar acumular as necessidades do cachorro no ambiente em que ele circula.
  • Evite brigar quando ele fizer as necessidades em local inapropriado e busque técnicas de adestramento positivo para impedir que isso aconteça.
  • Não utilize o reforço negativo. Ao invés disso, recompense-o com petiscos, carinho ou brinquedos sempre que ele fizer no local certo.
  • Por fim, tente não recolher as fezes na frente do pet. Isso porque pode acontecer dele querer “recolher” quando você não estiver presente.

Mude a dieta do seu cachorro

O mais recomendado é que oferecer somente ração super premium ou alimentação natural balanceada e de qualidade, para combater e prevenir a coprofagia. Além disso, evite dar alimentos que contenham proteínas de baixa qualidade, que não serão úteis e irão direto para as fezes. Sem contar que alimentos de baixa qualidade pode possuir excesso de carboidratos, proporcionando estímulo a esse hábito.

E então, você já conhecia sobre coprofagia e por que os cães comem fezes? Comente aqui!