Início » Alimentação natural para gatos

Alimentação natural para gatos

Alimentação natural para gatos

A alimentação natural para gatos é um tema cada vez mais abordado e conhecido por tutores de todo o mundo. Mas você sabe o que é a alimentação natural? O bem estar e a saúde tem sido a maior preocupação de grande parte dos tutores, por isso tem crescido tanto a alimentação natural em todo o mundo. Porém, são necessários alguns cuidados. Acompanhe este post para conhecer mais sobre a alimentação natural para gatos.

O que é a alimentação natural?

A alimentação natural não é somente oferecer restos de comida para o gato, nem que ele precise comer somente vegetais. Os gatos são animais carnívoros, sendo assim, a base de sua dieta é proteína animal e gordura para que se desenvolvam de forma saudável. Ela é feita com ingredientes frescos e deve ser preparada passando pelo mínimo de processamento. Porém, para seu gato comer alimentação natural ele precisará passar por um veterinário nutricionista, para que seja feito o cardápio correto para ele.

É necessário muito cuidado na hora da preparação da alimentação natural para gatos. Por isso, muitas vezes os tutores optam pela ração. Neste post aprenderemos um pouco mais sobre alimentação natural para gatos, vamos ter um cardápio e conhecer melhor os cuidados para o preparo desta alimentação.

Alimentação natural para gatos

A alimentação natural para gatos é muito mais que uma comidinha caseira, ela é um alimento prescrito por um veterinário especializado baseado em suas condições de saúde e necessidades naquele momento e deve ser acompanhada pelo nutricionista veterinário periodicamente. Pois são necessários cuidados para que a dieta do pet seja equilibrada. Por isso é preciso que o tutor esteja disposto a preparar e a armazenar de forma correta a alimentação do seu amigo. Deve-se tomar muito cuidado, pois qualquer alteração na fórmula prescrita pode gerar desequilíbrio nutricional no pet. Podendo assim acarretar riscos à saúde e ao bem estar do gatinho.

Cardápio alimentação natural para gatos

Vamos deixar aqui um exemplo de cardápio para alimentação natural para gatos que amédica veterinária dra. Mariana Teixeira nos cedeu, e explicou sobre cada tipo de cardápio. Segundo a Dra. Mariana “é necessário elaborar uma dieta para cada gato, pois possuem organismos diferentes e vidas diferentes. Sendo assim, é necessário adaptar a dieta para cada pet.” 

Existem dois tipos de alimentação que podem ser servida para os gatos, são elas:

  • BARF: uma comida crua biologicamente apropriada, sendo uma das mais populares no mundo. É uma dieta 100% crua e quase completamente carnívora, sendo que somente 20-25% são de vegetais. A Dra Mariana complementa que “É uma das melhores dietas para se oferecer, mas também necessita do uso de suplementação, pois é difícil encontrar tudo o que seria necessário para a alimentação completam como pelos, penas e algumas vísceras essenciais.” 
  • Alimentação natural cozida: é uma dieta cozida e sem ossos. Pode ser ideal caso o tutor tenha dificuldades de manusear alimentos crus ou para pets que possuem o sistema gastrointestinal mais sensível.

O cardápio da alimentação natural para gatos é composto por:

  • Proteínas animais: como carne bovina, frango, peru, cordeiro, peixes, pato, porco e ovos;
  • Gordura animal: auxiliam na digestão animal e na absorção das vitaminas. Geralmente você encontra em azeite ou óleo de coco;
  • Carboidratos: os gatos devem ingerir carboidratos com cuidado, pois não conseguem digerir bem a glicose. Então, opte por oferecer abobrinha, cenoura, brócolis, e evite batata, arroz, milho, pois podem causar hiperglicemia entre outras doenças.
  • Vitaminas e minerais: geralmente podemos encontrar em vísceras como rim, baço, fígado, pulmão entre outros. São de extrema importância para os gatos, pois contém carnitina e taurina que garantem uma vida saudável.
  • Ômega 3: está presente principalmente em carnes de peixes. Porém, pode-se suplementar também. 

11 Cuidados necessário com AN 

Alguns cuidados são importantes na hora de oferecer a alimentação natural para gatos como:

  1. Gatos com doenças renais crônicas: não devem receber este tipo de alimentação, pois eles têm maior propensão a ficarem desnutridos ou podem sobrecarregar algum órgão;
  2. Os gatinhos com maior propensão a formar cálculos: cuidado, pois este tipo de alimentação pode favorecer ainda mais a formação;
  3. Gatos debilitados: deve-se tomar muito cuidado, pois esta alimentação poderá debilitar ainda mais. 
  4. Seguir a recomendação do veterinário para que não haja excessos ou faltas de nutrientes e vitaminas;
  5. Cuidado com alguns carboidratos, pois eles podem levar o gato a ficar obeso ou a adquirir diabetes. Clique aqui e conheça mais da obesidade felina;
  6. Gatos são muito seletivos! Então, é comum se ter dificuldade na hora de oferecer a comida, sendo necessário que o veterinário altere várias vezes o cardápio até que o pet aceite tudo;
  7. É fundamental tomar cuidado no armazenamento, a alimentação natural para gatos precisa ficar em geladeira ou congelador, para não estragar;
  8. Pode ser importante que ele tome algum suplemento via oral, que pode complicar para os tutores de gatos na hora de oferecer;
  9. Necessita de tempo de preparo, você precisa tirar um tempo para poder preparar a comida do seu gato;
  10. A alimentação crua passar pelo congelamento profilático, para que seu pet não fique doente;
  11. Cuidado com alimentos proibidos para gatos. Clique aqui e conheça 3 alimentos proibidos.

Exames regulares para acompanhamento

Gatos que comem alimentação natural precisam realizar exames regularmente para saber como anda a saúde e as vitaminas, para ver se não existe nenhum excesso ou falta de nutrientes. Sendo assim, se você pretende mudar a alimentação do seu amigo, você precisa realizar uma consulta com um veterinário para que ele possa realizar um checkup geral, contando com os seguintes exames laboratoriais:

Para gatos mais idosos são necessários alguns outros exames também, como:

  • Dosagem de fósforo e cálcio iônico: avalia parâmetros nutricionais e renais;
  • Pressão arterial: os gatinhos também podem ser hipertensos assintomáticos, por isso a importância deste exame;
  • Ecodoppler: avalia o coração;
  • Ultrassonografia abdominal: avalia o aspecto dos órgãos e verifica se há algum nódulo.

O gatinho deve passar por esses exames cada seis meses, para garantir a sua saúde. Você pode agendar os exames laboratoriais nas unidades do Vetex, clique aqui e veja a unidade mais próxima. O Vetex possui um combo que conta com grande parte dos exames solicitados, clique aqui e conheça mais.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos, para que eles também conheçam mais sobre a alimentação natural para gatos.