Hemograma

hemograma-exame-categoria-hematologia-laboratorio-veterinario-vetex

Amostra: sangue total.

Recipiente: tubo com EDTA (tampa roxa).

Conservação: refrigerado (2 a 8 °C) até 24 horas.

Indicações: apoio diagnóstico para diversas enfermidades. As contagens e avaliação morfológica de hemácias, leucócitos e plaquetas fornecem dados importantes que permitem a avaliação e classificação de anemias, neoplasias, avaliação e diferenciação de infecções (virais, bacterianas), inflamações, acompanhamento de terapias, parasitoses, distúrbios plaquetários, patologias congênitas…

Observações:

1 – Imediatamente após a coleta o tubo deve ser gentilmente homogeneizado (por 30 segundos no mínimo), para evitar a formação de coágulos.

2 – Deve-se manter uma proporção adequada de sangue/anticoagulante, respeitando o limite indicado no frasco, pois o excesso de EDTA pode ocasionar falsos valores do hematócrito, leucócitos e eritrócitos, degeneração citoplasmática dos neutrófilos, vacuolização de monócitos e hemólise, refletindo falsos valores de hemoglobina. E o excesso de sangue pode ocasionar a formação de coágulos.

3 – O tempo excessivo da amostra com EDTA também leva a alterações como: vacuolização dos monócitos, inchamento dos linfócitos, vacuolização em neutrófilos (que pode ser confundido com as inclusões tóxicas), condensação dos núcleos dos neutrófilos e destruição das hemácias.

Recomenda-se fazer o esfregaço sanguíneo na hora da coleta caso o material demore mais que 8 horas para chegar ao laboratório.



Fale Conosco whatsapp