Amostra: sangue total.
Recipiente: tubo com EDTA (tampa roxa).
Conservação: refrigerado (2 a 8 °C) até 24 horas.
Indicações: o teste de Coombs detecta anticorpo e/ou complemento associados a antígenos de superfície nas hemácias. É indicado quando existe suspeita de Anemia Hemolítica Imunomediada (AHIM) ou anemia de etiologia desconhecida. Também pode ser utilizado para avaliar a causa de reações transfusionais.
Observações:
1 – Se o teste de autoaglutinação em salina foi realizado, com resultado positivo, não é necessário a realização do teste de Coomb, pois fornecerá o mesmo resultado.
2 – Resultado negativo no teste de Coombs não exclui a possibilidade de AHIM pois existe uma limitação na sensibilidade do teste. Resultados positivos também devem ser interpretados com cautela na ausência de outras evidências que sustentam AHIM. Portanto para um diagnóstico mais preciso o teste deve ser interpretado em conjunto com outros dados clínicos e laboratoriais: hemograma (presença de esferócitos), perfil bioquímico, presença de hemólise, urinálise (bilirrubinúria, hemoglobinúria).
3 – Alguns autores citam que terapia imunossupressora prévia pode interferir no teste, induzindo resultado falso negativo.
Veja mais Exames da categoria Hematologia
- Contagem de Plaquetas
- Fibrinogênio
- Hematócrito
- Hemogasometria Arterial
- Hemogasometria Venosa
- Hemoglobina Glicada
- Hemograma
- Hemograma + Fibrinogênio
- Hemograma + Pesquisa de Hematozoários
- Hemograma + Pesquisa de Hematozoários + Fibrinogênio
- Pesquisa de Hematozoários
- Reação Cruzada
- Reticulócitos
- Tempo de Ativação da Protrombina (TP/TAP)
- Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (KTTP/TTPA)
- Teste de Coombs
- Tipagem Sanguínea (Canino)
- Tipagem Sanguínea (Felino)
- Pesquisa de Microfilárias (Teste de Knott)