Histoplasma capsulatum (PCR Real Time)

Amostra: sangue total ou medula óssea, urina, fezes ou swab retal, lavado broncoalveolar, swab de lesões cutâneas, fragmentos de órgãos.

Recipiente:
Sangue/medula óssea: tubo com EDTA (tampa roxa).
Urina/fezes/lavado broncoalveolar: frasco coletor universal estéril.
Fragmentos de órgãos: frasco coletor universal estéril (sem formol).
Swab de mucosa/cutâneo: swab estéril sem meio de transporte.

Conservação: refrigerado (2 a 8 °C) até 48 horas ou congelado a -20°C por até 1 mês.

Indicações: Em cães e gatos a histoplasmose é classificada em três formas: assintomática, respiratória e disseminada. A histoplasmose assintomática ou subclínica é a forma mais comum da doença na qual não há sinais clínicos. A forma pulmonar geralmente é benigna e autolimitante, inclui histórico de perda de peso, inapetência e sinais respiratórios, como tosse crônica leve, dispneia, taquipneia e efusão pleural. A forma disseminada envolve múltiplos órgãos ou sistemas, afetando principalmente o fígado, baço, medula óssea e trato gastrointestinal. Embora incomum, podem ocorrer sinais neurológicos, lesões cutâneas, envolvimento ocular e ósseo.

Observações:

1. A amostra ideal vai depender dos sinais clínicos apresentados.

2. A coleta de swab deve ser feita com fricção moderada e não pode ser colocado em nenhum meio de transporte, devendo ser acondicionado em tubo estéril seco.

3. As amostras devem ser colhidas e enviadas antes da administração de quaisquer medicações que possam levar à diminuição da carga do patógeno, evitando especialmente antifúngicos.



Fale Conosco whatsapp