Insulina

exame-categoria-endocrinologia-laboratorio-veterinario-vetex

Amostra: soro.

Recipiente: tubo sem anticoagulante (tampa vermelha).

Conservação: refrigerado (2 a 8 °C) até 5 dias.

Jejum obrigatório: 12 horas (cuidado com animais com hipoglicemia significativa).

Indicações: produzida pelas células β do pâncreas principalmente em resposta ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Pode ser estimulada também por aminoácidos, ácidos graxos, cetonas, acetilcolina, hormônios (glucagon, gastrina, hormônio do crescimento, hormônios beta-adrenérgicos, secretina, pancreozima, polipeptídeo GI) e medicamentos (sulfonilureia, isoproterenol). É inibida por hipoglicemia, alguns hormônios (somatostatina, agonistas alfa-adrenérgicos e antagonistas beta-adrenérgicos) e medicamentos (dilantina, fenotiazina, epinefrina). A insulina promove a absorção celular de glicose em diversos tecidos do organismo. Deve ser avaliada juntamente com a glicose. Encontra-se aumentada em neoplasia de células β pancreáticas (insulinoma), diabetes mellitus tipo II e em resposta à hiperglicemia fisiológica. Pode estar diminuída na diabetes mellitus tipo I (pela destruição das células β pancreáticas) e amiloidose pancreática. Valores normais podem ser encontrados em diabetes mellitus tipo I ou II.

Observações:

1. Centrifugar e separar o soro rapidamente, em até 1 hora após a coleta.

2. Para diagnóstico de insulinoma, é preferível coletar a amostra durante a hipoglicemia (<60mg/dL), que ocorre geralmente após 8 a 10 horas de jejum, mas pode demorar mais de 24 horas em alguns pacientes.

3. A presença de anticorpos contra insulina (ocasionada por administração exógena prolongada de insulina em pacientes com diabetes) pode aumentar ou diminuir a concentração sérica de insulina. No caso da técnica de RIE, estes anticorpos interferem no ensaio, resultando em falso aumento.

4. Algumas condições (tumores hepáticos, sepse) podem produzir níveis normais de insulina apesar da hipoglicemia.

5. Descartar a amostra em caso de hemólise, icterícia ou lipemia acentuada.



Fale Conosco whatsapp